CONTAGEM REGRESSIVA PARA O IV CONGRESSO

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E agora??? Quem para a conta?


“Toda vez que vou a uma lanchonete, a um restaurante ou a um teatro com meu namorado, quase sempre sou em quem pago a conta.” Quem deve apagar a conta ele ou ela?

Quando o namoro começa com a moça bancando tudo, não é um bom começo. O bom senso me diz que é o rapaz quem deve pagar a conta, porém existem situações em que se a moça pagar não há nenhum problema. O que não pode é o rapaz e aproveitar da condição financeira da namorada e explora-la. Por mais que a jovem esteja apaixonada, ela deve sempre manter os olhos abertos para evitar exploração seja na área emocional, sexual ou financeira. É dever de o rapaz ir à luta consciente de que o papel do homem é ser o caçador, o mantenedor. Infelizmente muitas moças assumiram compromisso e se casaram com rapazes que já no namoro mostravam sinais que revelavam indisposição para o trabalho - o que considero uma deformação de caráter. O trabalho dignifica o homem e lhe proporciona a possibilidade de uma qualidade de vida melhor. Digo sempre para s moças: “Antes de escolher o seu marido veja se ele tem prazer no trabalho”. O problema do preguiçoso é que sonha e sonha, mas nunca consegue nada. Por outro lado, ”A pessoa esforçada e trabalhadora realiza todos os seus sonhos” (Pv. 13:4).


“Estamos namorando há quatro anos, e só pensamos em casamento para daqui há dois anos”. Qual é o tempo ideal para namorar, noivar e casar?

“Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura” (Pv. 13:16). Não quero generalizar, mas aconselhei um casal que namorou durante cinco anos para casar e com dois anos de casados eles estavam perto da separação conjugal. Não é interessante paro jovem cristão prolongar exageradamente seu namoro e noivado, pois isso pode trazer conseqüências desagradáveis em muitos sentidos. Meu conselho é que comecem a namorar quando estiverem maduros para assumir um compromisso com responsabilidade, dentro de um tempo razoável. O namoro não pode ser muito curto, porém não deve ser exageradamente prolongado. Deve prevalecer o bom senso de ambas as partes. É necessário que haja tempo para se conhecerem, saber a procedência, conhecer a família, etc. A precipitação tem sido a causa de muitas escolhas erradas. Quando uma escolha e decisão são relevantes, as pessoas devem dar tempo antes de tomar qualquer atitude, ouvir opiniões de outras pessoas, buscar um conselho com seu líder espiritual. Orar etc. Casamento não pode ser visto como uma relação descartável, pois deve ser para toda a vida. Quando se é humilde para buscar a vontade de Deus, ouvir conselhos e opiniões, criticas e sugestões aí as coisas ficam mais clara e as decisões são mais acertadas. Há tempo para tudo (Ec 3:1-8). É preciso dar um tempo que seja razoável, a fim de que os dois se conheçam espiritualmente, socialmente e emocionalmente.

Ambos os estudos foram extraídos do livro “101 erros que os namorados não podem cometer” do Pr. Josué Gonçalves, Ed. Mensagem para todos.